Pelo segundo ano consecutivo, o setor da construção civil cresceu mais rapidamente do que a economia nacional. Segundo dados levantados pela Prospecta Analytica, o segmento cresceu 3% no primeiro semestre do último ano em relação ao mesmo período de 2021. Mesmo com uma pandemia afetando o nosso planeta e a economia, cerca de 430 mil empregos com carteira assinada foram gerados entre março de 2020 e maio de 2022, segundo pesquisa da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC).

Para 2023, a projeção segue positiva!

O mercado deverá crescer 4,5% devido à estabilidade dos preços dos materiais de construção e a melhora da economia do país, que aumentará a confiança do consumidor e afetará as vendas de imóveis e novos financiamentos. Além de possíveis investimentos que poderão vir dos novos governos estaduais e federal.

Segundo dados da Prospecta Analytica, reformas residenciais e obras também poderão ser um impulso para 2023, devido ao aumento da demanda por projetos na planta.

Durante a pandemia, quando as pessoas passaram mais tempo em casa, houve um aumento significativo das obras de reforma para criação de escritórios para trabalho em home office e melhoria das áreas de lazer, contribuindo para o crescimento do mercado de construção. Em 2021 houve um desaceleramento do mercado, devido à falta de materiais e aumento nos preços das matérias-primas, mas vimos que estes custos se estabilizaram em 2022, o que impulsionou o setor e pode continuar contribuindo com o crescimento.

O mercado de franquias de engenharia civil também evoluiu positivamente.

Segundo dados da Federação Brasileira de Franquias (ABF), a categoria de Casa & Construção registrou um faturamento de R$ 3,5 bilhões no segundo semestre de 2022, um crescimento de 17,4% em relação ao mesmo período de 2021.

Todas essas características positivas, vindas do ano que se foi, trazem boas expectativas ao mercado, fomentam o crescimento e o investimento na área de construção civil, trazendo bons ares para um dos principais setores da economia brasileira. Se essas expectativas se tornarão mesmo realidade, saberemos somente ao final de 2023. Até lá, trabalharemos firmes e fortes em busca de bons resultados.